Portfolio 4 Maria Neuma
Universidade Aberta do Brasil
Instituto UFC Virtual
Disciplina Literatura Portuguesa III
Professora Tutora Elaine Meireles de Oliveira
Aluna Maria Neuma Sousa Alcantara
Polo Meruoca
Título da Atividade: Portfólio nº 04 - A partir da leitura do capítulo V do conto O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro (disponível na aula 4), redija um comentário crítico discutindo os regionalismos presentes no trecho, as expressões linguísticas, os costumes, atitudes e outras características que justificam a comparação entre esta obra a produção de Guimarães Rosa. Para tanto será necessário fazer uma pesquisa sobre as características da região a qual o Malhadinhas pertence.
Após a leitura do capítulo V do conto O Malhadinhas, de Aquilino Ribeiro, e também depois de pesquisas realizadas acerca da região onde se passa a narrativa, que é em Viseu, podemos constatar que há sim a presença de regionalismo nesta obra.
O local onde a narrativa se desenvolve, que é numa feira, já mostra a presença de regionalismo, pois através da obra Aquilino nos mostra a cultura pertencente à Viseu, pois essas feiras além de culturais são bastante importantes para a economia da cidade.
Também é notória na obra a presença de construções linguísticas que são próprias da região, pois são palavras que não são utilizadas e conhecidas por nós, o que sugere que sejam expressões próprias de Viseu. Além de expressões linguísticas, cultura, Aquilino também mostra costumes pertencente à Viseu.
Enfim assim como Guimarães Rosa, Aquilino Ribeiro além de regionalista como é percebível em sua obra, também usa neologismos e o estilo de herói pícaro que ambos utilizam em suas obras. Também percebemos a presença de crítica à burguesia e aos governantes, outra característica também pertencente a Guimarães.
Assim os ambos escritores, embora de países diferentes buscavam em suas obras mostrar as características sociais, culturais, entre outros aspectos das regiões a qual