Educa O
É a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. A esta capacidade de o indivíduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade. O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestações. Durante a evolução da criança, a qualidade da corporeidade é um dos principais determinantes da estruturação neuropsicomotora. A qualidade da corporeidade depende, como em todas as funções neurológicas, da qualidade e desenvolvimento das relações neuroniais estabelecidas entre as áreas sensoriais e motoras do cérebro.
b) Cultura Corporal ou de movimento:
A cultura corporal de movimento envolve a relação do corpo e da sociedade, configura-se como um conhecimento que vai sendo construído e reconstruído ao longo da vida e da história. A cultura corporal de movimento está inserida no amplo campo da cultura e é dimensão constituinte da cultura humana, sendo condicionada histórica e socialmente.
c) Práticas Corporais:
São fenômenos que se mostram prioritariamente ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias entre outras práticas sociais.
d) Aptidão Física:
A aptidão física é um conceito que pode ser definido, dentro das áreas da atividade física e da saúde como sendo a capacidade de se realizar trabalhos musculares de forma satisfatória.
e) Exercício Físico:
É a atividade física previamente planejada, orientada e proposta para a manutenção ou melhora dos componentes da aptidão física relacionada a saúde (resistência aeróbica, resistência anaeróbica e