Pesos e volumes (Técnicas Dietética)
Filipe Batista Lopes RA:B912340
Saulo Lopes RA: B724EA-5
Thaize Gimenez RA: B63FHE-4
SP 2014
Introdução
A produção de refeições envolve fatores como: o tipo de alimento, as técnicas de preparo e infraestrutura, exigindo equipamentos e utensílios que visem a otimizar as operações, tornando-as mais rápidas e confiáveis na conformidade do produto final. Para que a elaboração de um cardápio ou uma simples refeição tenha sucesso em sua realização é necessária a descrição das quantidades dos ingredientes com precisão, com isso, pode-se obter, em sua reprodução, resultados semelhantes a cada repetição.
As medidas caseiras são instrumentos utilizados para medir as quantidades dos alimentos, que servem para ajudar na execução de formulações.
A forma mais simples para a medição de ingredientes é a utilização de xícaras, colheres, copos entre outros. Esses instrumentos de uso culinário são amplamente usados em cozinhas residenciais como também em Unidades de Alimentação e Nutrição.
Para obtenção da quantidade dos alimentos contidos nas medidas caseiras deve-se realizar a pesagem dos alimentos com técnicas precisas e, para se obter esses resultados, é necessário conhecer as características do alimento tanto em gramas ou litros, como também a capacidade volumétrica dos utensílios a serem utilizados. A importância da aplicação dessa técnica reside na garantia de quantidades equivalentes que permitam a confecção de uma preparação cujo produto final apresente não só uma excelente qualidade, como também reproduza fielmente a formulação proposta.
Por isso, existe a necessidade de se uniformizar as medidas caseiras, com o princípio de facilitar as aulas práticas das diversas disciplinas do curso de Nutrição, bem como os cálculos dos cardápios, os quais são elaborados no Laboratório de Técnica Dietética, visando a melhor compreensão dos alunos e professores do curso. Sendo assim, no presente estudo,