Marketing
CONCEITUANDO MARKETING Com o passar do tempo o marketing tem ganhado novos enfoques que vem mudando de acordo com a evolução da sociedade, com exigências sociais do mercado, gerando novos conceitos. Uma das primeiras definições de marketing foi da AMA (American Marketing Association) “ O desempenho de atividades comerciais que direcionam o fluxo de bens e serviços do produto ao consumidor ou usuário”, as definições vem sendo evoluídas, criadas, reformuladas de maneira a se adaptar a cada organização. O marketing tem metas e seu foco principal é conectar a organização e seu produto ou serviço com seu respectivo cliente.
No estudo de marketing e seus conceitos é interessante observar que as definições retratam vários aspectos como, troca, satisfação, valor, relacionamentos duradouros etc, contudo, o foco é sempre a relação entre a organização, o mercado e o cliente. Nessas novas maneiras de focalizar o marketing percebe-se que abordam no sentido em geral uma idéia de troca. Conforme um dos conceitos de Las Casas (2012 p.12)
“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem está da sociedade”
Há também diversos autores que conceituam o marketing com idéia de troca, conforme Kotler... “Marketing é um conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca” onde troca pode ser substituído por sentimento de posse, que acontece transferência mútua e simultânea de coisas físicas e virtuais entre seus respectivos proprietários. http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/marketing-conceitos-definicoes/26275/
Segundo Cobra(1992) em um dos seus conceitos ele diz que o marketing tem compromisso com a melhoria de qualidade