O que é o mito e qual as suas contribuiçoes para a filosofia
O que é o mito, e qual é a sua contribuição para a filosofia
Os gregos tinham o objetivo de preservar a historia de seu povo por isso criaram diversos mitos para poder passar mensagens para as pessoas. Mito é uma palavra grega que significa, narrar ou contar algo com o objetivo de explicar um fato.
Há três mil anos, não existiam explicações racionais e científicas para os grandes acontecimentos históricos e os diversos fenômenos naturais. Dessa maneira os gregos criaram histórias fantasiosas com objetivo de encontrar um significado para os fatos sociais e políticos.
Maior parte dos mitos e das lendas resistiu até os dias de hoje e assumem um papel de grande importância para que possamos entender a história da civilização da Grécia Antiga. Essas histórias possuem importantes dados de cunho filosófico, social e econômico. Em razão de sua grande imaginação e pelo fato de enxergarem vida em quase tudo, os gregos criaram diversos personagens mitológicos, que influenciavam suas vidas e tudo o que faziam. Para conseguir atingir seus objetivos, era preciso interpretar os sinais da natureza. A pitonisa, era o nome dado a uma espécie de sacerdotisa, ela era uma personagem importante neste contexto. Os gregos costumavam consultar em seus oráculos para saber sobre o futuro e responder as perguntas sobre as coisas que estavam acontecendo. Na maior parte das vezes, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Para melhores resultados na vida material, era preciso agradar os deuses. Um comerciante, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes satisfeito, para que assim ele conseguisse bons resultados em seu trabalho.
Segundo os gregos, os deuses eram imortais e habitavam o