Técnica Dietética - pesos e medidas
Medidas caseiras são instrumentos utilizados para medir as quantidades dos alimentos, que servem para ajudar na execução de formulações. Para obtenção da quantidade dos alimentos contidos nos utensílios domésticos deve-se realizar a pesagem dos alimentos com técnicas precisas. Ou seja, tendendo à padronização de pesagens e medidas adequadas aos alimentos secos e líquidos e a utilização correta destes utensílios e equipamentos, é necessário seguir algumas regras de manipulação dos mesmos (RETAMOSO; MESQUITA; OLIVEIRA, 2009).
Essa padronização é essencial durante o planejamento de um cardápio, por exemplo. Assim, para que a preparação da receita seja realizada corretamente, são importantes a observação de alguns fatores, como: tempo e temperatura de preparo, tipo de utensílio utilizado e qualidade e quantidade dos ingredientes. Quando se observa estes itens com muito critério, é certo que a receita elaborada terá sempre a probabilidade de sair semelhante a cada repetição, mesmo que seja elaborada inúmeras vezes e por uma grande quantidade de pessoas. (PHILIPPI, 2006).
Como visto, o tipo de utensílio e a quantidade de ingrediente utilizado são fatores relevantes. Mas, infelizmente, existem obstáculos para que esta medição seja sempre precisa. Estes obstáculos estão ligados aos utensílios utilizados para medir e pesar, pois estes variam muito de acordo com o fabricante do produto. Outro grande obstáculo para a pesagem adequada é a pessoa responsável por manipular os utensílios e equipamentos, considerando que esta pode ser, por exemplo, desatenciosa no que tange às reais medidas (RETAMOSO; MESQUITA; OLIVEIRA, 2009).
Para os valores de pesos e medidas se devem levar em conta as diferenças de volume entre os vários tipos de utensílios usados como medida e a acomodação do ingrediente no recipiente. Assim, para realização da medição caseira de ingredientes, deve-se conhecer as características dos alimentos quanto a gramas ou litros e a capacidade