Peso especifico aparente e teor de umidade
UMIDADE (w)
O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. O teor de umidade é determinado como a relação entre o peso de água (Pw) e o peso das partículas sólidas (Ps) em um volume de solo. (1)
O teor de umidade pode assumir o valor de 0% para solos secos (Pw = 0) até valores superiores a 100% em solos orgânicos. O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da estufa. A umidade é importante para a determinação de outros índices físicos: limite de liquidez e limite de plasticidade. 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Define-se a umidade (w) de um solo como sendo a razão entre o peso da água contida em certo volume de solo e o peso da parte sólida existente neste mesmo volume, expressa em porcentagem.
Sua determinação é muito simples: basta determinar o peso da amostra no seu estado natural (razão pela a qual a amostra a examinar não deve perder umidade) e o peso após completa secagem em uma estufa a 105 ºC ou 110 ºC. O seu valor varia entre limites muito afastados. Esse índice é muito expressivo, principalmente para os solos argilosos, que tem sua resistência dependendo da porcentagem de água.
Sendo P1 o peso da amostra mais a tara:
P1 = P + Ps+ Pa onde P é o peso da tara e,
P2 = P + Pa
O peso da amostra seca é: w= P1-P2 P2-P= Pa Ps
Outro meio, aliás, muito simples e rápido para determinar a umidade, consiste no emprego do aparelho Speedy. Ele é constituído por um reservatório fechado que se comunica com um manômetro destinado a medir a pressão interna. Dentro deste reservatório são colocados, em contato, uma certa quantidade de solo úmida e uma determinada porção de carbureto de cálcio (Ca C2). A água contida no solo combinando-se com o carbureto de cálcio, gera acetileno, tal como expressa a equação:
CaC2+ 2H2O = Ca(OH)2 + C2H2
e então, pela variação da pressão interna obtém-se a