Período intuitivo-primitivo e racional mnemônico
No período denominado Pré-história de Paleolítico Superior a 18.000 a.C. deu-se o início Contabilidade Intuitiva Primitiva, porém o homem passou a ter maiores noções de propriedade e patrimônio, na chamada Era Neolítica a 8.000 a.C. quando começou a praticar a criação de animais e a agricultura, surgindo a partir daí a necessidade de formas de controle e registro dos bens, direitos e obrigações.
Neste periodo apareceram as primeiras contas redigidas em pequenas fichas de barro e outros simples instrumentos , pois a escrita e a contagem abstrata ainda não haviam sido inventadas.
Pode-se dizer em caráter eminentemente empírico, que este período foi o gênesis da Contabilidade, dando início ao que mais tarde passaria a ser a ciência contábil. O Período Racional - Mnemônico teve início aproximadamente a 4.000 a.C. e por volta de 3.500 a.C deu-se a invenção da escrita cuneiforme pelos sumérios,fato que somado a evolução das civilizações, deram um impulso para o desenvolvimento da Contabilidade daquele período. Nas cidades antigas de Uruk e Susa na Suméria surgiram técnicas de escrituração contábil consideradas avançadas para epoca.Segundo SCHMIDT et al. (2007, p.22) "aos contadores de Uruk pode ser creditada a criação dos numerais, a revolução na contagem e na manipulação de dados.Com a evolução das civilizações nas regiões da Suméria e Babilônia, placas de barro foram usadas para registrar as movimentações financeiras que depois eram transcritos de forma resumida para pranchas maiores, dando as primeiras noções do que atualmente conhecemos por Diário.
Na Mesopotâmia no ano de 2.000 a.C. foi adotado uma espécie primitiva de razão, demonstrações, orçamentos e até mesmo a apuração de custos.
No Egito houve a criação do papiro uma forma primitiva de papel, confeccionada a partir do miolo de planta de mesmo nome ,que permitiu a criação de uma moeda como base de valor, o shat de ouro e prata e a criação dos