ORIGEM DA EVOLUÇÃO CONTÁBIL
Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia – FACE
Disciplina: Teoria da Contabilidade Prof.: Manfred Rode
Acadêmica: Eleticia G. R. Leite 5º SEM. C. Contábeis
DOURADOS/MS
2013
1)Introdução:
O Pensamento Contábil, conforme registros e estudos sobre a história da contabilidade iniciou-se de 6.000 a.C a 4.000 a.C, sendo marcado por vários períodos, até a modernidade dos dias de hoje. Períodos marcados por expressivas mudanças dos métodos e conceitos contábeis, originando uma grande evolução do pensamento contábil.
A partir dos séculos XIII e XIV, houve um maior desenvolvimento do conhecimento contábil, que somente se destacou no séc. XV na Itália com o lançamento do livro “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” de Luca Pacioli.
Os principais períodos da história da Evolução contábil são:
a) Intuitivo-Primitivo: um período considerado pré-histórico, caracterizado por registros simples no controle de bens.
b) Racional-Mnemônico: período que se iniciou após 4.000 a.C, a evolução das civilizações exigia um aprimoramento das informações patrimoniais.
c) Lógico-Racional: este período tem seu princípio na segunda metade do Séc. XI até início do Séc. XV, na época devido a uma Revolução Comercial, que provocou mudanças na economia, acarretou mudanças nos métodos contábeis exigindo mais eficácia.
d) Literatura: do Séc. XV a XVI ocorreram avanços para a Literatura, com a criação de máquinas de impressão, inventadas pelo alemão Johannes Gutenberg, surgindo na época trabalhos importantes da Literatura Contábil, como o livro de Luca Pacioli.
e) Pré-Científico: a partir do Séc. XVI começaram buscas mais aprofundadas dos conceitos e métodos contábeis, neste período formaram-se as primeiras teorias empíricas.
f) Científico: a contabilidade sendo tomada como uma