Perturbaçoes da ansiedade
Uma Perturbação de Ansiedade pode estar presente quando uma pessoa tem sentimentos de nervosismo ou de medo que interferem com a sua vida social, escolar ou de trabalho.
A ansiedade é uma resposta normal ao stresse, a preocupações ou sentimentos de ameaça – mas quando se torna muito grave, duradoura ou proporcionalmente desadequada às circunstâncias, passa a ser considerada uma perturbação de ansiedade. Ao afetar o humor de uma pessoa, os seus pensamentos e comportamento, uma perturbação de ansiedade pode tornar difícil conseguir lidar-se com a vida quotidiana quer em casa, no trabalho ou escola ou mesmo em momentos de socialização.
As perturbações de ansiedade são provocadas por um desequilíbrio de químicos no cérebro. Não se sabe qual será o fator específico que despoleta esta mudança, embora as pessoas que se encontram expostas a determinadas condições biológicas e sociais possam ter um risco acrescido em vir a desenvolver perturbações de ansiedade.
Habitualmente, a pessoa tenta lidar com ela evitando situações em que se sinta ansiosa. Há muitas e diferentes Perturbações de Ansiedade.
Perturbação do Pânico – ter ataques de pânico que aparecem sem aviso. Um ataque de pânico é uma erupção súbita de grande ansiedade. Inclui sensações como um ritmo cardíaco acelerado, falta de ar e suor. A pessoa tem medo de ter mais ataques e está ansiosa sobre os sintomas físicos da ansiedade.
Agorafobia – medo de estar sozinha em lugares como o centro comercial ou no exterior. A pessoa tem medo que possa ser difícil ou embaraçoso sair de onde está, ou de não conseguir obter auxílio se acontecer um ataque de pânico nesse lugar.
Fobia Específica – medo de uma coisa específica, como aranhas ou altitudes.
Fobia Social – medo de ficar embaraçada em público e de ter de executar tarefas simples em frente de outras pessoas.
Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) – ter obsessões ou compulsões. Uma obsessão é um pensamento repetido e não desejado que