resumos de psicopatologia I 1º teste
*A ciência da psicopatologia Psicopatologia, é a ciência da perturbação mental, esta é associada a uma disfunção psicológica que desencadeia um estado de angustia/sofrimento ou deterioração do funcionamento de um individuo, como uma resposta que não é caraterística daquilo que se espera culturalmente, ou seja, que se desvia do padrão normativo do comportamento. Esta “tipologia” varia conforme o contexto onde estamos inseridos.
Contudo, a pessoa pode não sofrer e apresentar sintomas psicopatológicos.
-Síndrome, conjunto de sintomas específicos que decorrem num individuo.
*Comportamento Normal VS. Comportamento Anormal
Comportamento normal- inclui todo aquele que é esperado socialmente. É esperado socialmente que uma criança de 6 anos consiga entrar na sala de aula e estar atenta durante 1hora. É esperado igualmente, que consiga fazer as tarefas sozinha (autonomia).
Comportamento anormal- é todo aquele comportamento que “foge” do padrão social, aquilo que não é esperado. Fatores biológicos, sociais e psicológicos podem estar na base do desenvolvimento deste tipo de comportamentos desviantes. Biologicamente, quando já é algo inato no individuo, foi-lhe transmitido geneticamente. Social, quando por exemplo o sujeito sofre de bullying, e isola-se.
2. Componente teórica;
*2.1. Sistemas de Classificação em Psicopatologia
- ICD e DSM. São compatíveis, no entanto, o primeiro começou por ser incompleto e por isso surgiu o DSM. Contudo, o ICD, continua bastante atual na mesma.
-Eixo multi-axial (V EIXOS)
Dsm, pág.27;
Eixo I: Perturbações clinicas Outras perturbações clinicas que podem ser foco de atenção médica
Destina-se a indicar as várias perturbações ou situações clinicas existentes na classificação, exeto as perturbações de personalidade e em casos de deficiência mental (estas são referias no eixo II). No caso dos indivíduos que parecem desenvolver mais que uma perturbação deve ser assinalada aqui também.
Eixo