Freud
CBS
Curso de Psicologia
Avaliação Psicológica II:
Técnicas Projetivas
Prof. Ms Fabio Donini Conti
2013
Parte deste material se constitui a partir de resumos elaborados pela profa Lurdes Valino. Foi complementado textos pelas professoras Solange M. Carvalho e Regiane R. Aquino, para apresentação de textos relativos aos conteúdos das aulas da disciplina de Avaliação psicológica III (técnicas projetivas gráficas). O mesmo não substitui a leitura dos textos originais das obras indicadas na bibliográfica básica e complementar que constam no plano de ensino.
Quanto ao uso do laboratório as normas permanecem como do ano anterior, mas devem reler estas para o bom desenvolvimento das atividades a serem realizadas.
Texto 1
Autor: Didier Anzieu
Título do Livro: Os Métodos Projetivos
Capítulo 1 – O conceito de projeção em psicologia p. 15-34
1. Histórico
Métodos projetivos
1939 – FRANK: “Os métodos projetivos para o estudo da personalidade” – criou a expressão “métodos projetivos” para explicar o parentesco entre três provas psicológicas: – teste de associação de palavras de Jung (1904) – teste de manchas de tinta de Rorschach (1920) – T.A.T. (teste de invenção de histórias) de Murray (1935) – mostrou que tais técnicas formam o protótipo de uma investigação dinâmica e global da personalidade.
PERSONALIDADE – uma estrutura em evolução
“TESTES” PROJETIVOS – instrumentos do método clínico
TÉCNICAS PROJETIVAS – características: ambigüidade do material liberdade para responder
2. Etimologia
Termo “Projeção”
PROJEÇÃO – Três sentidos que evocam sua multidimensionalidade, especificidade e fecundidade:
1º sentido: Ação física, o jato (ex.: lançamento de projéteis) – expulsar da