Pert-cpm
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS
DISCIPLINA: Introdução à Pesquisa Operacional - EPS 7042
PROFESSOR: Wlamir Gonçalves Xavier, Dr.
TURMA: 4316
ALUNO: José Maria de Araujo Silva Filho MATRÍCULA: 10104033
PERT-CPM
1 INTRODUÇÃO
No mundo atual não se permite mais execuções empíricas. Aqueles não buscarem a atualização das melhores técnicas e métodos para planejarem e controlarem os seus empreendimentos verão, em pouco tempo, a grande distancia que os separam dos que seguiram as técnicas apropriadas (HIRSCHFEL, 1987, p.17). Foi sob essa premente necessidade de planejamento e o controle efetivos sobre projetos complexos e importantes que foram concebidos o PERT (Program Evaluation and Review Techinique), Técnica de Avaliação e controle de Programas e o CPM (Critical Path Method), Método do Percurso (ou Caminho) Crítico.
Ainda, segundo a lógica do mesmo autor (p.27), o que se deseja de fato num planejamento eficaz é uma estrutura lógica de tarefas a serem executadas, suas interdependências e suas durações normais de tempo, possibilitando saber qual a duração mínima da execução total planejada e, com relação a cada tarefa, qual a data mais cedo de iniciá-la e terminá-la e qual a data mais tarde, ou seja, a última chance de iniciá-la e terminá-la. Portanto, busca-se o êxito do alcance dos objetivos pretendidos sob um desencadeamento racional e totalmente controlado.
Anteriormente, acompanhava-se o desenrolar de um projeto por intermédio do Gráfico de Gantt, em que se mostravam as durações das várias tarefas que estavam previstas. Atualmente, a utilização do Cronograma Integrado PERT-CPM propicia a adoção um planejamento global, minimizando os riscos de abordagem de soluções incorretas, pois o método apresenta as grandes vantagens de mostrar as interdependências das tarefas e as folgas existentes na programação do planejamento de uma tarefa entre a primeira e a última chance de realizá-la
O método