Perspectivas e desafios para o jovem arquiteto no brasil qual o papel da profissão? - joão sette whitaker ferreira
Mariana Farinaccio Lotrario - RA: 12024196
FICHAMENTO 01
Perspectivas e desafios para o jovem arquiteto no Brasil
Qual o papel da profissão?
João Sette Whitaker Ferreira
A reportagem da revista AU, estimula uma reflexão sobre a lógica do que se considera em relação aos arquitetos de hoje. A questão é que a brilhante produção de alguns escritórios não deve ser o único aspecto que representa o “sucesso” na profissão.
A frase diz tudo o que se quer discutir no artigo: “a arquitetura brasileira é fenomenal, mas aparece para nós como uma arquitetura apenas de casas chiques, e quando não, de prédios habitacionais e comerciais de luxo”. A grande fama de grandes nomes da arquitetura mundial, formam uma espécie de um “top” jet-set da profissão, alimenta ainda mais esse tal fenômeno. Ultimamente, grandes nomes da arquitetura nacional recentemente manifestaram publicamente seu temor face à “invasão” do nosso mercado por parte desses papas da profissão, quando na verdade essa é apenas a conseqüência de uma lógica que eles mesmos sempre ajudaram a alimentar.
A grande competição e as poucas oportunidades de trabalho, fazem com que a vida dos grandes escritórios não seja nada fácil. Por isso que se contratam tantos estudantes como forma de mão de obra barata.
Além disso, quando há a produção de um comércio legal nos centros urbanos, ela não é uma arquitetura de qualidade, pois não inova em nenhuma característica e renega os conceitos de “boa arquitetura”: verticalização feita sem pensar no coletivo, o grande aparecimento de automóveis ao invés da utilização de transportes coletivos, a opção por condomínios fechados. Tudo isso impossibilita a transformação do espaço urbano para algo de qualidade, pois as pessoas encontram isso em mini-cidades muradas.
E o problema de tudo isso não está nos escritórios ou na arquitetura voltada para o mercado de luxo, mas sim no conceito que só esse tipo de arquitetura é importante e reconhecida. Em