Engenharia e inovação
A engenharia é um fator para desenvolvimento do mundo globalizado. Onde a inovação é importante e vem ligada a fatores de adaptação rápida a de conhecimentos e técnicas.
A inovação como fator de desenvolvimento Em junho de 2008, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas (Cepal/ONU) tratou a inovação como a principal forma de desenvolvimento, destacando a importância do setor público para que isso ocorresse, e a aprendizagem através da experiência e avanços de outros países.
A inovação é um processo que exige grande interação social, podendo assim a criação de novas tecnologias se tornarem possíveis componentes para a construção de tecnologias ainda mais novas.
Sendo essa tecnologia estimulada e inovada devido à necessidade humana e da cultura das sociedades. Sendo necessária uma forte ligação entre os desenvolvedores das tecnologias e o conhecimento da natureza para que esse desenvolvimento não seja prejudicado. Então investir somente em ciência não faz com que a geração de inovadores prospere, e sim a ligação eficaz entre, natureza, demanda social e estoque de tecnologia.
A inovação no Brasil
O volume da inovação no Brasil tem motivado a criação de vários programas para deixar o país mais competitivo internacionalmente. As empresas que inovam são mais bem sucedidas dando assim uma contribuição maior.
Entre as estratégias de inovação encontramos a inovação do produto e a do processo sendo a primeira mais vantajosa. Um estudo mostrou que existem dois problemas na indústria brasileira, a falta de inovação e a inovação dos processos e não dos produtos, isso reflete na exportação onde a maior parte dos produtos é de commodities primárias e de baixa tecnologia, não seguindo a tendência mundial. Assim é necessário destacar que os Engenheiros serão parte vital para melhoria desse quadro.
A inovação e as Engenharias
O Brasil vem se projetando internacionalmente, isso