Perspectivas de marketing pessoal
O presente trabalho de pesquisa tem como tema: “Perspectivas do Marketing
Pessoal: um estudo direcionado aos médicos do Hospital do Coração de Natal”.
Como sugere o título mencionado, o alvo principal, destacado como objeto de investigação se deve a condição especial do médico, como pessoa propulsora ou de desenvolvimento da atividade médico-hospitalar, sem desmerecer ou tornar de menor importância o serviço de apoio médico e toda estrutura organizacional disponibilizada para a atividade fim deste tipo de organização.
Embora o tema seja complexo e extremamente abrangente, a limitação útil e necessária, dentro do processo de metodologia científica, requereu o enfoque em apenas uma categoria de colaboradores do sistema do serviço médico-hospitalar: os médicos. Obviamente, utilizou-se o princípio cartesiano de dividir o todo em partes, assim, o serviço de apoio médico e administrativo, entre muitos funcionários são alvos do primeiro contato do paciente, na condição de cliente. Assim, foram observados de maneira superficial, outros grupos de profissionais que colaboram para o desenvolvimento da atividade fim dessa organização. Visto que, deve ser enfocado, com atenção especificamente redobrada, em outra oportunidade.
A divisão do mundo em blocos econômicos, a abertura de mercados, a rápida evolução tecnológica e a alucinante velocidade das informações criaram um ambiente caracterizado por acirrada concorrência e clientes cada vez mais exigentes. A globalização da economia, vetor mais concreto desse estado de mudanças, vem derrubando e enrijecendo barreiras alfandegárias, estabelecendo novos padrões de competitividade para as organizações, determinando como principais
14
diferenciais, a criatividade, o conhecimento, a competência, e a Qualidade do capital humano traduzido em valor agregado nos produtos e serviços.
É dentro deste cenário conturbado que foi decidida à realização de uma análise baseada nos pontos focais do