Marketing
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E JURIDICAS – CEJURPS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: MARKETING INTERNACIONAL
PROFESSORA:
ACADÊMICOS:
1 ATIVIDADE - O CONCEITO DE VALOR PARA O CLIENTE: DEFINIÇÕES E IMPLICAÇÕES GERENCIAIS EM MARKETING
1. Os valores do marketing recebem influências das mais diversas áreas, como a psicologia, economia, sociologia, etc. Essas áreas todas influenciam no valor de um produto, ou seja, no quanto o consumidor está disposto a pagar por algo e qual princípio o guia para essa compra (satisfação, status, entre outros).
Rokeach distribui o valor em duas formas, os terminais, relacionados a metas que buscamos na vida (paz, felicidade, prazer, segurança, etc.) e os instrumentais, que seriam os meios por qual buscamos as nossas metas, tais como a capacidade, ambição, honestidade, entre outros. Basicamente, mostra que as pessoas não estão atrás somente de um produto ou serviço. Quando usam de seu tempo e dinheiro para comprar algo, geralmente buscam por outro aspecto que viria de “bônus”, como status, reputação, excitação, segurança, etc. além de também relacionar essa compra com um possível estilo de vida, onde o autor compara as pessoas que gostam de certa atividade, como por exemplo, para entretenimento, são mais sujeitas a comprar um certo tipo de produto, como álcool, artefatos para trilhas e/ou dançar.
2. No Marketing, o valor pode ser avaliado a partir de duas perspectivas: a da organização e a do cliente.
A perspectiva da organização irá analisar o qual o valor do cliente para a sua organização. Essa perspectiva de valor é denominado de customer equity. De acordo com Rust, Zeithmal e Lemon (2001, p.16) o “valor do cliente de uma empresa é o total dos valores de consumo do cliente ao longo de sua vida de consumo, naquela empresa”. Assim, podemos perceber que esse valor é avaliado em longo prazo e que depende principalmente do relacionamento da empresa com os clientes.
Já