Sociologos Brasileiros
1- Porque Florestan Fernandes foi importantíssimo para o desenvolvimento de estudo sociológico em nosso país?
Ele mostrava comprometimento e esforço com estudos da fundamentação da Sociologia enquanto ciência e foi também essencial sua atuação no desenvolvimento e mudanças sociais no Brasil.
2- Por ser considerado fundador da sociologia crítica no Brasil Florestan frisava algumas preocupações em suas produções. Quais eram elas?
Reflexões e pensamentos que questionam a realidade social e coletiva de diversos temas , a problemática indígena era uma delas e também a escravatura, a abolição, a educação e a sociedade, o folclore e a cultura, a Revolução Burguesa e a Revolução Socialista.
3- De que forma que Florestan acreditava que deveria ser a educação e a ciência?
Deveriam ser uma grande capacidade de experiência transformadora que desenvolvesse a criatividade, dando condições de se libertar da opressão social. Mas, para isso, a escola deveria deixar de reproduzir os mecanismos de dominação de classe da sociedade.
4- Qual era o significado de socialismo para Florestan Fernandes?
Um fundamento de outro tipo de educação e de uma nova civilização. Ele dizia que o socialismo poderia ensinar alguma coisa ao capitalismo. Precisavam criar condições para corrigir e superar as desigualdades que foram criadas no decorrer dos séculos, construindo uma sociedade civil não civilizada, aumentando o poder das classes privilegiadas e das nações que drenam os recursos materiais e humanos do Brasil para as suas economias.
5- Por que a educação tem que estar ligada ao pensamento socialista?
Para que possa ser a chave da construção coletiva de formas mais simples de sociedade e de civilização. Para ele não existe Estado e sociedade democrática sem uma Educação democrática. E a escola pública gratuita é a única capaz de promover a democracia.
- Gilberto Freire
1. As obras de Freyre despertaram ondas de protestos em