Trabalho
1 Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde, GO, Brasil
2 Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde, GO, Brasil
3 Faculdade Almeida Rodrigues – Rio Verde, GO, Brasil
1. INTRODUÇÃO
O absenteísmo tem como motivação para programas de melhoria na indústria brasileira.
O índice refere-se ao controle das ausências nos momentos em que os trabalhadores se encontram em seu tempo programado de jornada de trabalho.
Essas ausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso de trabalho. Seu efeito negativo, onde a ausência dos trabalhadores diminui a produção, reflete nos indicadores de qualidade de forma negativa e como conseqüência esse efeito reflete diretamente na economia.
As faltas ou atrasos ao trabalho acaba se tornando a principal conseqüência na qual o oposto do absenteísmo é a presença. Que esta relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.
O absenteísmo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou por algum motivo de atraso.
Essa fórmula reflete o número de dias de ausências dos empregados. Mas alguns preferem transformar os dias em horas, para poder incluir faltas e atrasos.
1.1.1 COMPREENDENDO O ABSENTEÍSMO NA INDÚSTRIA
As indústrias automobilística brasileira tomam iniciativa debate-se com a concorrência estimulada pela atração de projetos mundiais visando tanto o mercado interno quanto a exportação. Através dos programas que são adotados no estudo de caso, o absenteísmo então pode ser considerado como causa de um custo que não agrega valor