Perspectivas das tvs legislativas
1. - INTRODUÇÃO
1.1 - Justificativa:
Informar e entreter a população nacional são os grandes objetivos da televisão brasileira. O sinal da televisão chega a qualquer Brasileiro, desde que este tenha uma televisão e energia elétrica. Pode existir locais aonde o sinal não chega, mas como solução há outras possibilidades de sintonização, como sinais digitais e antenas parabólicas.
As notícias viajam através de ondas eletromagnéticas na velocidade da luz e chegam as residências através de informativos e jornais diários (Jornal Nacional, Jornal da Band, entre outro). Nestes jornais são veiculadas notícias de todo o Brasil e sobre todos os assuntos, como por exemplo, os editoriais de polícia, de esporte e de política.
Informações sobre a política brasileira são de extrema importância para o a população. Saber o que acontece nas esferas do poder faz com que a população tenha subsídios para participar e cobrar seus governantes e representantes legislativos. Porém, apesar de ter seu espaço nos telejornais das grandes emissoras, o espaço sobre a política não passa, dependendo do dia, de uma pequena parte numa edição de jornal. E estas informações políticas também são muito influenciadas pela linha editorial do jornal.
Para informar a população, durante a década de noventa e primeira década do novo século, foram criadas as TV’s públicas. Como exemplos podemos citar a TV Câmara e a TV justiça. Estas emissoras transmitem, por 24horas, informações para os cidadãos brasileiros objetivando assim uma melhor comunicação entre esferas do poder e população.
Entretanto, grandes partes dos canais públicos e de informação política estão no sistema de TV privado, o que impossibilita o acesso a grande parte da população a essas informações. Pode-se citar como exemplo as TVs Legislativa como a TVAL – TV da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Esta, no presente momento chega as TVs dos Catarinenses através de