Perspectivas Atuais da Educação
“Educação Básica como Direito”
No século XX, ocorreram grandes movimentos sociais representantes da globalização, que deram surgimento á era da informação. Época de expectativas, reflexão, possibilidades, sem demonstrar interesse na melhora da educação para o futuro.
Na primeira metade deste século, a educação não foi um dos fatores sociais prioritários. Prioridade ficou por conta da competitividade através da produção industrial.
Muitos educadores acreditam que a educação seja uma esperança para o futuro, mesmo que algumas de suas características passadas e presentes continuem em sua raiz.
A educação tradicional, destinada à minoria de classes escravistas da
Idade Média continua viva nos dias de hoje. A educação nova vinda destes últimos dois séculos, destaca-se nas ciências da educação, metodologias de ensino e na pedagogia. Ambas apresentam em comum, o processo de desenvolvimento individual e se garantem na educação do futuro, mesmo com a desigualdade de ensino nas regiões do país.
No inicio da segunda metade deste século, implantaram a educação internacionalizada, universalizando o ensino fundamental e eliminando o analfabetismo, diminuindo custos e aumentando benefícios, o que na pratica só aconteceu nos países desenvolvidos.
As categorias fundamentais da educação popular são a conscientização e a organização. Sendo que esta conquistou a democracia, ganhando vitalidade, continuação como educação não-formal e incorporou-se ao pensamento pedagógico universal. Visa a educação popular comunitária, busca alternativas para a reforma dos sistemas de escolarização pública.
A crise na universalização da educação básica, se da por conta da falta de organização no sistema educacional e por não acompanhar o processo de transformação do país. A alternativa seria uma educação baseada no ensino de controle da ética de mercado, no Estado e na sociedade.
Apesar da tecnologia não ter se consolidado completamente