PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA- 1º SEM.
PROFª: ALAÍDE VALES FRANCHITO
DISCIPLINA
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO
RIO CLARO
2012
PERSPECTIVAS ATUAIS DA EDUCAÇÃO
A virada do milênio é razão oportuna para um balanço sobre práticas e teorias que atravessaram os tempos. Falar de “perspectivas atuais da educação” é também falar, discutir, identificar o “espírito” presente no campo das idéias, dos valores e das práticas educacionais que perpassa, marcando o passado, caracterizando o presente e abrindo possibilidades para o futuro.
Moacir Gadotti ressalta alguns pontos imprescindíveis para a educação do futuro, são eles:
Educação Tradicional
A educação nova, que surge de forma mais clara a partir da obra de Rousseau, desenvolveu-se nesses últimos dois séculos e trouxe consigo numerosas conquistas, sobretudo no campo das ciências da educação e das metodologias de ensino. O conceito de “aprender fazendo” de John Dewey e as técnicas Freinet, por exemplo, são aquisições definitivas na história da pedagogia. Tanto a concepção tradicional da educação quanto a nova, amplamente consolidadas, terá lugar garantido na educação do futuro.
A educação tradicional e a nova têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual. Todavia, o traço mais original da educação desse século é o deslocamento de enfoque do individual para o social, para o político e para o ideológico.
Há idéias universalmente difundidas, dentre elas a de que não há idade para se educar, de que a educação se estende pela vida e que ela não é neutra.
Educação Internacionalizada
Educadores e políticos imaginaram uma educação internacionalizada, confiada a uma grande organização da UNESCO. Países desenvolvidos já haviam universalizado o ensino fundamental e eliminado o analfabetismo. Os sistemas nacionais de educação trouxeram um grande impulso, desde o século passado, possibilitando numerosos planos de educação, que