Perspectivas atuais da educação
1. O que é um portfólio?
O portfólio ou porta-fólio é um dos procedimentos de avaliação condizente com a avaliação formativa; é uma coleção proposital do trabalho do aluno que conta a história dos seus esforços, progresso ou desempenho em uma determinada área do conhecimento ou profissional.
Ou, uma coleção, um arquivo, um documentário e uma memória demonstrativo do trabalho realizado. Essa coleção deve incluir a participação do aluno na seleção do conteúdo do portfólio e das linhas básicas para a sua seleção/organização. Estas linhas possibilitam observar quais foram os critérios que o aluno adotou para julgamento do mérito e evidência de autoreflexão.
Na construção do portfólio, o aluno conserva uma coleção organizada de suas atividades, de modo que possa perceber sua trajetória, assim como suas necessidades iniciais e como satisfez ao logo do período de trabalho. Sendo assim, cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem sobre o processo desenvolvido.
Esse entendimento inclui três idéias básicas:
a) a avaliação é um processo em desenvolvimento;
b) os alunos são participantes ativos desse processo porque aprendem a identificar e a revelar o que sabem e o que ainda não sabem;
c) a reflexão pelo aluno sobre sua aprendizagem é parte importante desse processo.
2) O que não pode faltar no portfólio da disciplina Antropologia e Educação?
a) todos os textos estudados na disciplina;
b) glossário de termos da Antropologia
c) os textos reflexivos após os filmes e debates
d) os textos-roteiros-didáticos de todos os grupos dos seminários 1 e 2
e) A resenha do painel integrado
f) Reflexão final sobre o que aprendeu nesta disciplina e em que medida ela contribuiu para a sua formação profissional. A reflexão deve conter no mínimo 500 e no máximo 1000 caracteres (sem espaço). Esta reflexão deve ser orientada na perspectiva da aprendizagem significativa, ou seja, a