Perspectiva atuais da educaçao
Pós doutora pela Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Teoria literária e professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Gêneros literário
Justificativa da disciplina:
Discussão, problematização e desmistificação da literatura: apreciação critica dos principais elementos da poética clássica; apresentação de teorias representativas acerca da questão dos gêneros literários; pós modernidade e massificação e narrativa trivial. Pretende-se que isso ofereça aos alunos subsídios para discutir, ensinar e formar opiniões sobre os elementos formadores do fazer literário.
Objetivo geral:
Criar condições para o que o estudante elabore leituras críticas de textos literários pela mediação de obras de Teoria da Literatura, exercitando sua funcionalidade
Objetivos Específicos:
Explicar e sistematizar por meio de diferentes procedimentos
Os diferentes campos de interesse da Teoria Literária As condições de produção do conhecimento sobre a literatura por meio de algumas correntes críticos – teóricas; Dominar o repertório de termos especializados com os quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento da literatura, bem como às obras literárias.
Articular as categorias relevantes das diferentes correntes teóricas da literatura às obras literárias. Estimular uma atitude investigativa e uma pratica cientifica de analise de obras literárias que favoreça o processo continuo de construção do conhecimento na área.
Resumo:
O primeiro a tomar consciência dos gêneros literários foi Platão, mas cabe a Aristóteles o lançamento de suas bases fundamentais na Poética, que se inicia com a intenção de abordar a produção poética e os seus diversos gêneros, classificando as obras segundo elementos formais e conteduísticos. A palavra Drama oferece certa ambigüidade. Além de se referir ao ramo genérico, é empregada muitas vezes como sinônimo de peça teatral, outras vezes, como resultante do