Perspectiva sociológica entre cidade e sociedade.
AD1
Perspectiva sociológica entre cidade e sociedade.
Baseado na cidade em que moro e observando o contraste entre tradição e modernidade, venho demonstrar uma perspectiva sociológica com base nos dados disponibilizados na presente questão. Resende, no Vale do Paraíba, recebeu a cultura do café por meados do século XIX e estimulado pela ocupação definitiva dos homens brancos que trouxeram além da cultura do café, também suas tradições e modo de vida da época. Desde o século XIX, várias mudanças ocorreram, Resende que era conhecida como vila de Resende passou a ser chamada de cidade de Resende, contudo, ainda temos heranças da época cafeeira, refletido principalmente em prédios e construções históricas, como é o caso do prédio que abriga a casa de Cultura Macedo de Miranda.
O prédio que hoje abriga a Casa de Cultura Macedo Miranda começou a ser construído em 1834 para ser sede de uma fazenda de café. Posteriormente, com a crise do café e impulsionado pela modernidade e comércio da região, o prédio passou a abrigar no pavimento superior a Câmara e o Tribunal do Júri e no térreo a antiga sede da cadeia pública da cidade, mantendo até hoje suas características originais.
Nessa época, o choque entre modernidade e tradição já era bem acentuado na região, e em dias atuais vem se agravando cada vez mais, haja vista sua proximidade dos grandes centros Rio e São Paulo, e a instalação de grandes fábricas e indústrias multinacionais.
Esse progresso trouxe uma série de benefícios como o aumento da renda e desenvolvimento do comércio local, porém também trouxe malefícios como o trânsito congestionado de uma cidade grande e problemas sociais como a violência e uso de drogas.
Percebe-se que não há na cidade a pessoalidade que existia a tempos atrás, conforme comentado por moradores antigos, pois o que impera na cidade é a impessoalidade. Não há mais o conhecimento de famílias, posto que a modernidade trouxe consigo vários moradores vários