Estudo Dirigido Sociologia
ASPECTOS CONCEITUAIS
1. O que é sociologia e qual é o seu objeto de estudo?
A Sociologia é uma ciência que relações e interações humanas. Seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. O campo da Sociologia não é dizer como a sociedade deve ser, mas constatar e explicar como ela é.
2. Qual é a abrangência do estudo sociológico?
A abrangência do estudo sociológico é muito vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
3. Quais as características da sociologia enquanto ciência?
A Sociologia como ciência, surge no século XIX, no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação do capitalismo, para resolver questões sociais, foca o coletivo, analisa o homem no meio social. Objetiva o progresso e busca pelo estágio positivo.
4. O que Wright Mills chamou de Imaginação Sociológica?
O trabalho sociológico depende daquilo que o autor norte americano C. Wright Mills, numa frase famosa, chamou de imaginação sociológica: “A imaginação sociológica nos permite compreender a história e a biografia e as relações entre ambas, dentro da sociedade. Essa a sua tarefa e a sua promessa” (MILLS, 1970, p.12).
A imaginação sociológica acima de tudo exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que observemos de modo renovado.
5. Qual é a perspectiva sociológica apresentada no exemplo do “café” utilizado por Giddens?
Ao usar o café como exemplo, Giddens ressalta que o café possui valor simbólico como parte de nossas atividades sociais diárias. Frequentemente, o ritual associado a beber café é muito mais importante do que o ato de consumir a bebida propriamente dita. Duas pessoas que combinam de se encontrar para o café estão, provavelmente, mais interessadas em ficarem juntas e conversar do que naquilo que realmente bebem. Outro exemplo também é a cerveja,