Sociolgoia
703 palavras
3 páginas
Pespectiva sociológica do filme ‘Laranja Mecânica’. Este filme apresenta várias perspectiva sociológicas que devem ser exploradas.
Este filme foi criado nos anos 70 uma época de grandes mudanças na sociedade e em que sociedade conservadora da época foi abalado por novos movimentos, movimentos esses constituídos por jovens que rompiam com os bons costumes e procuravam uma maior liberdade tanto de pensar como agir como de amar. Assim foi criado novos movimentos que rompiam precisamente com a sociedade instalada como os hippies e os punks que defendiam o amor livre, o fim da guerra (Vietname) e a liberdade de poder ser como eram e de usar aquilo que quisessem.
Contexto do filme: O filme passa-se numa cidade de Londres num futuro incerto, apenas se sabe que é no século XXI, em que Alex é um dos líderes de um dos muitos grupos de jovens criminosos que vageavam na cidade nesse tempo, os Groogs. Alex vive em casa dos pais mas à noite sai com o seu gangue para praticar actos de violência particularmente assaltos a residências, violência contra mulheres e espancamentos de sem-abrigos.
Características sociológias do filme:
Relações de liderança num grupo
Alex é o líder do seu grupo mas tem de gerir a liderança dos seus súbditos recorrendo muitas vezes à própria violência para mostrar o seu poder e manter-se na liderança do grupo. No entanto é importante fazer uma gestão cuidada do grupo já que actos de maior violência podiam fazer com que os seus súbditos abandonassem o seu gangue. O próprio nome próprio do personagem, Alex, acaba por ser uma referência ao antigo líder grego, Alexandre ‘o Grande’, fazendo assim uma referência às grandes capacidades de liderança que Alex possuíam e que o faziam ser capaz de controlar o seu gangue.
Crime
O filme apresenta também uma importante perspectiva sociológica do crime. No filme o crime não é feito como uma necessidade de subvivência de quem o pratica mas sim por prazer sendo portanto bárbaro ao seu praticado muitas