Perspectiva social
De uma perspectiva linguística a uma perspectiva social
AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA:
De uma perspectiva linguística a uma perspectiva social
INTRODUÇÃO
O artigo apresenta a necessidade de compreendermos o processo para a aquisição de uma segunda língua através de diferentes teorias. E como a linguagem é ferramenta simbólica comum a todos os seres humanos nas diferentes sociedades, os pesquisadores têm feito tentativas em elaborar teorias para descrever o processo de aquisição da língua materna e assim essas teorias estão dando espaço para as pesquisas referente à aquisição da segunda língua.
Assim a necessidade de entendermos o processo de aquisição de segunda língua é interessante para podermos explicar melhor o mesmo observando os sucessos e insucessos deste.
CHOMSKY E A GRAMÁTICA UNIVERSAL
Inicialmente vemos a teoria da Gramática Universal, comum a todos os seres humanos, de Chomsky que afirma que as crianças são criativas e na medida em que absorvem regras já conseguem criar novas frases. Assim depois de fazer a distinção entre competência e desempenho ele prefere trabalhar com a língua de forma abstrata orientada para a competência.
Um dos pontos negativos observados nessa teoria é que a preocupação está limitada somente a sintaxe e não com a pragmática, semântica e discurso.
A TEORIA MODELO MONITOR
A teoria do modelo monitor mostra a distinção entre aquisição e aprendizagem em que o aluno utilize suas estratégias de aprendizagem para aprimorar aquilo que lhe foi passado. Assim o aluno se desenvolve continuamente na medida em que os insumos são passados. Este insumo que deve estar um pouco além da sua competência, pois um insumo muito simples ou muito complexo não são úteis no processo de aquisição de segunda língua. E quanto mais o insumo for negociado para aumentar o nível de compreensão maior será o potencial de utilidade para um nível de