REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma nova perspectiva
SOCIAIS: uma nova perspectiva Crispim Guimarães dos Santos
Prof. Dr. Márcio
Mestrado em Psicologia
Disciplina: Representações
Sociais e Identidade
Universidade Católica Dom Bosco
Representações Sociais: Uma nova perspectiva
É perceptível no momento atual da história, a importância que Serge
Moscovici
tem para com a Psicologia, assim como para história das ciências, sobretudo das Ciências
Sociais, tanto é, que seus trabalhos influenciaram e influenciam muitos pesquisadores em muitos países, inclusive no Brasil.
Representações Sociais: Uma nova perspectiva Seu principal foco era analisar como o conhecimento tem impacto nas práticas sociais e, ao mesmo tempo, como as práticas sociais são impactantes para o conhecimento, isto é, queria saber como o Senso Comum influenciava as ideias do conhecimento – também científico, e, como este se constitui e transforma a sociedade. (Presente já sua tese).
Representações Sociais: Uma nova perspectiva
O tema da relação entre grupos, atos e ideias
(ou imagens) perpassa toda a sua obra e vai resgatando o conceito de representações coletivas, proposto por Durkheim e, de alguma forma, esquecido por seus contemporâneos.
Assim, Moscovici procurou estudar como a psicanálise e a psicologia social eram representadas. No caso da psicologia social, como salienta Pedrinho Guareschi, “o social
Representações perspectiva Sociais:
Uma
nova
Denise Jodelet diz que “a perspectiva de Moscovici responde a um imperativo epistemológico: superar a dicotomia entre as abordagens sociológicas e psicológicas do comportamento humano” (p. 203). O indivíduo também tem papel importante, enquanto é um “ser” com papel ativo e autônomo, que colabora na construção da sociedade.
1. Representações Sociais:
Uma nova perspectiva
“A reflexão de Moscovici, contudo, não parou aí. Ele quis compreender como a produção de conhecimentos plurais constitui
e