PERSPECTIVA ISOMETRICA
DESENVOLVIMENTO DA ETAPA 1
RONDONÓPOLIS – MT
2015
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
1ª Série A
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho desenvolvido durante a Etapa 1 na disciplina de Desenho Técnico – 1° semestre do Curso de Engenharia de Produção, Anhanguera Educacional – Rondonópolis/MT como parte da avaliação da disciplina.
RONDONÓPOLIS - MT
2015
PERSPECTIVA AXOMÉTRICA (ISOMÉTRICA E DIMÉTRICA)
Os diferentes tipos do projeção ortogonal axonométrica resultam para um feixe de projetante paralelo (observador a uma distância infinita do plano de projeção), das infinitas posições possíveis do objeto, isto é dos diferentes ângulos possíveis de estabelecer, entre os eixos dos referenciais associados respectivamente ao objeto e ao plano de projeção.
São de considerar as situações já caracterizadas e a que correspondem as perspectivas (projeção paralela ortogonal axonométrica) isométrica e dimétrica.
PERSPECTIVA ISOMÉTRICA
Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes aparentam ser menores. A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele é visto pelo olho humano, pois transmite a ideia de três dimensões: comprimento, largura e altura. O desenho, para transmitir essa mesma ideia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a ideia de profundidade e relevo.
Perspectiva isométrica é o processo de representação tridimensional em que o objeto se situa num sistema de três eixos coordenados (axonometria). Estes eixos, quando perspectivados, fazem entre si ângulos de 120°:
Por razões práticas costuma-se utilizar, na construção das perspectivas, o prolongamento dos eixos X e Y a partir do ponto O, no sentido contrário, formando ângulos de