PERSPECTIVAS ISOMETRICAS
5
5
Introdução
Perspectiva isométrica de modelos com elementos diversos
A
lgumas peças apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo:
parte arredondada furo redondo elemento arredondado
Mas antes de aprender o traçado da perspectiva isométrica de modelos com essas características você precisa conhecer o traçado da perspectiva isométrica do círculo círculo. Dessa forma, não terá dificuldades para representar elementos circulares e arredondados em perspectiva isométrica.
Nossa aula
Perspectiva isométrica do círculo
Um círculo, visto de frente, tem sempre a forma redonda. Entretanto, você já observou o que acontece quando giramos o círculo?
É isso mesmo! Quando imprimimos um movimento de rotação ao círculo, ele aparentemente muda, pois assume a forma de uma elipse.
.
O círculo círculo, representado em perspectiva isométrica isométrica, tem sempre a forma parecida com uma elipse elipse. O próprio círculo, elementos circulares ou partes arredondadas podem aparecer em qualquer face do modelo ou da peça e sempre serão representados com forma elíptica elíptica. Quadrado auxiliar
Para facilitar o traçado da perspectiva isométrica você deve fazer um quadrado auxiliar sobre os eixos isométricos da seguinte maneira: l trace os eixos isométricos (fase a); l marque o tamanho aproximado do diâmetro do círculo sobre os eixos z e y, onde está representada a face da frente dos modelos em perspectiva (fase b); l a partir desses pontos, puxe duas linhas isométricas (fase c), conforme mostra a ilustração abaixo:
Traçando a perspectiva isométrica do círculo
O traçado da perspectiva isométrica do círculo também será demonstrado em cinco fases. Neste exemplo, vemos o círculo de frente, entre os eixos z e y. Não se esqueça: use o reticulado da direita para aprender e praticar!
1 ª fase - Trace os eixos isométricos e o quadrado auxiliar.
A U L A
5
A U L A
2ª fase - Divida o quadrado auxiliar em quatro partes