perspectiva isometrica
L A
4
4
Perspectiva isométrica de modelos com elementos paralelos e oblíquos N
Introdução
a aula anterior você aprendeu o traçado da perspectiva isométrica de um modelo simples: o prisma retangular. No entanto, grande parte das peças e objetos da Mecânica têm formas mais complexas.
Nossa aula
Nesta aula você vai aprender o traçado da perspectiva isométrica de alguns modelos com elementos paralelos e oblíquos. Observe o modelo a seguir:
Trata-se de um prisma retangular com um elemento paralelo: o rebaixo rebaixo. O rebaixo é um elemento paralelo porque suas linhas são paralelas aos eixos isométricos: a e d são paralelas ao eixo y ; b, e e g são paralelas ao eixo x ; c e f são paralelas ao eixo z .
Vamos ver se você consegue identificar elementos paralelos. Tente resolver este exercício.
Verificando o entendimento
Analise os modelos abaixo e faça um X naqueles que apresentam elementos paralelos. a) (.........)
b) (.........)
c) (.........)
As duas alternativas que mostram modelos com elementos paralelos são a e c.
Perspectiva isométrica de elementos paralelos
A U L A
4
A forma do prisma com elementos paralelos deriva do prisma retangular.
Por isso, o traçado da perspectiva do prisma com elementos paralelos parte da perspectiva do prisma retangular ou prisma auxiliar auxiliar. Para facilitar o estudo, este traçado também será apresentado em cinco fases.
Mas lembre-se de que, na prática, toda a seqüência de fases ocorre sobre o mesmo desenho. O traçado das cinco fases será baseado no modelo prismático indicado a seguir (modelo de plástico no 1):
Prisma com rebaixo: c = comprimento l = largura h = altura
Acompanhe as instruções comparando os desenhos com o modelo de plástico nº 1 ou qualquer objeto que tenha formas semelhantes.
1 ª fase - Esboce a perspectiva isométrica do prisma auxiliar utilizando as medidas aproximadas do comprimento, largura e altura do prisma com