Edifícios - Elementos de teoria dos edifícios, Edgar Graeff
Teoria da Arquitetura I
Data: 26/03/2013
Etimologia e Conceituação
A arquitetura esta presente na vida dos homens, atravessando gerações, e os edifícios construídos são para proteger e ajudar nas atividades que a vida requer.
O edifício não é somente paredes, materiais e concretos em si, que definem suas qualidades, o edifico tem que ser criado para favorecer, fortalecer as atividades humanas.
O espaço arquitetônico é dividido em espaço edificado e urbano, entre um e outro não há grandes diferenças, mas suas distinções servem para estudos sobre o espaço arquitetônico. O espaço edificado é aquele que esta contida pelo edifício, ou seja, pelo espaço interno. Quando o edifício é construído ele passa a ser um objeto ocupando um lugar e junto com outros edifícios eles dão a idéia de um espaço urbano, que se identifica com a noção de um espaço externo. Verifica-se então que o espaço arquitetônico nem sempre é o mais importante, mas sua existência é necessária e indispensável, seja de forma espaço edificado ou urbano.
Dês que o homem deixou a caverna ele tem construídos seus abrigos simples de tendas, madeiras, palhas e pedras, mas através dos séculos foram construídos vários edifícios, e apesar do grande numero de edifícios construídos, poucos se destacam por suas qualidades e características. Alguns edifícios são obras primas que poderíamos caracterizar como exemplares, mas por outro lado, alguns edifícios necessitam de atenção e estudo devido ao local que envolveu sua construção. Para estabelecer um critério de avaliação das qualidades artísticas das obras precisamos reconhecer os fundamentos que cumpre abordar o edifício segundo dois pontos: o edifício como manifestação artística e o edifício como reflexo de interesses sociais.
O edifício como obra de arte
Os edifícios se distinguem das suas características através das suas qualidades artísticas, é a presença dessas qualidades que permitem