perspectiva educacional de inclusão
PEDAGOGIA - EAD
Disciplina: Sociologia da Educação
Acadêmica: Liria Aparecida Ribeiro Dos Santos Chagas
Educação e famiília no Brasil
Pensar em educação de qualidade hoje, é preciso ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos.Ou seja, é preciso uma interação entre escola e família. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de uma criança.
A família é o primeiro espaço onde cada indivíduo se insere e o qual ajuda na promoção de o ser pessoa. É neste contexto que ele se consciencializa dos seus papéis primários e onde se inicia o processo de socialização primária, que o leva à articulação com a comunidade.
Desde sempre, a família acaba por surgir como um lugar onde se aprende a viver, ser e estar, e onde se começa o processo de consciencialização dos valores sociais inerentes à sociedade e sem os quais esta não consegue subsistir. É neste ambiente que o indivíduo aprende a respeitar ou outros e a colaborar com eles.
A família tem um papel educativo essencial, dela vai depender a definição do quadro de referência primário para a prática educativa
A família é a instituição mais privilegiada da educação, pois é no seu meio natural que o homem nasce e existe e onde se desperta como pessoa. Exerce enorme influência quer na integração escolar quer no desenvolvimento dos filhos.
Com relação a escola ela deve cumprir sua função social para o sujeito trabalhar os valores mais gerais, oportunizando os alunos com o direito de crescer dentro do processo de escolarização e como cidadão.E essa própria relação entre familia e escola vem constantemente sendo alvo de discuções e análises, não só pela sociologia da educação, mas também por diversas outras áreas do conhecimento.Seu papel, enquanto agente primário de socialização, continua sendo fundamental e sua função se amplia sob certos aspectos, mas