Personificação da razão humana
Vários Papas alertaram a comunidade católica para esse processo de ocultação, de camuflagem. Os padres exorcistas são um ministério do Vaticano.
Vários autores convertidos ao catolicismo, como Clive Staple Lewis e Gilbert Keith Chesterton, alertaram a comunidade católica para a existência do demónio.
É verdade que a demonologia não é o cerne da nossa fé. O cerne da nossa fé reside no Evangelho e na nossa relação com Deus e com o outro homem. Mas é igualmente verdade que o homem é sujeito à tentação e ao mal, muitas vezes sob forma de bem. E que admitir a diferença entre Bem e Mal, a realidade da Queda que assentou na liberdade, no livre-arbítrio, pode elucidar o homem sobre o perigo do orgulho e do poder auto-destrutivo do ódio. Seguem depoimentos significativos de várias pessoas importantes que nos lembram o essencial: o mal existe, o homem escolhe-o livremente pois o mal não tem o poder de “obrigar” mas sim de “seduzir”, o mal não tem poder criador – “God makes, the Devil mocks"-, o seu poder intrínseco está para além da força humana e só pode ser combatido quando o homem humildemente reconhece a sua inferioridade e apela à ajuda dos santos, dos anjos, da Santíssima