Sagrada escritura - inspiração
A encarnação é o meio mais completo de revelação. Na realidade, Jesus é a revelação máxima de Deus. Deus falou em seu filho ou por intermédio Dele (Hebreus 1.1,2). A encarnação de cristo quer dizer “O Deus encarnado”; Deus feito Carne. O que parecia impossível aos homens, Deus tornou possível. Toda a plenitude de Deus se deu em Jesus Cristo, a qual ultrapassava a de profetas e apóstolos. E muito importante saber que, quando os profetas falavam, eram portadores de uma mensagem de Deus e sobre Deus. Quando Jesus falava, era Deus em pessoa falando. Em João 14.9 este escrito: “Quem me vê a mim vê o pai”
Definindo o termo “inspiração” Inspiração das escrituras foi a influência do Espírito Santo sobre os autores Bíblico, para registrarem a REVELAÇÃO DE DEUS. Isso significa a preservação da Revelação.
A REVELAÇÃO pode ser entendida como ação vertical e a INSPIRAÇÃO, uma questão horizontal. Na primeira, Deus comunica a verdade divina para humanidade; a segunda e a transmissão desta verdade dos primeiros receptores para as outras pessoas, tanto na mesma época como mais tarde. È importante observar que houve casos de inspiração sem revelação. O Espírito Santo levou os autores a registrarem palavras de descrente, palavras e assuntos que não foram revelados por Deus (Ex: As Genealogias)
Definição Influencia do Espírito de Deus sobre a mente dos escritores da Escritura, Espiração = Soprado por Deus
O Reconhecimento da Inspiração da Escritura
1. A opinião dos autores do NT (2 Pedro 1.20-21;2 Pedro 1.21;2 Timóteo 3.16;3.18,21;4.25);
2. Autores do AT (Jeremias 30.4; Amós 3.1; 2 Samuel 23.2);
3. A Posição de Jesus á respeito dos escritos do AT (João 10.35; Mateus 5.18); dois objetos eram considerados igualmente sagrados em Israel nos tempos de Jesus; o templo e as escrituras. Jesus se destacou a transitoriedade do templo e a eternidade da escritura;
4.o que produz a Bíblia na vida das pessoas que a lêem e aprende os seus ensinamentos.
Na