Bibliologia
BACHARELADO EM TEOLOGIA
Aluno: Flávio Carvalho Costa
Registro Acadêmico: 40.280 BT
1. O que é “bibliologia”, no sentido teológico do termo?
Bibliologia é a Doutrina que estuda a Bíblia em seus aspectos e observações gerais. É o estudo introdutório e auxiliar das Sagradas Escrituras, cuja finalidade é conduzir para dentro do campo infinito das Santas Escrituras. Ela auxilia poderosamente na compreensão da Bíblia, e é indispensável a qualquer área da Teologia, auxiliando na elucidação dos inumeráveis fatos bíblicos.
2. Qual o significado da palavra “Bíblia”?
A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (βίβλιον) que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim mediaval, biblìa é usado como uma palavra singular - uma colecção de livros ou "A Bíblia". Foi São Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é na realidade uma coleção de livros Divinamente inspirados. É sinônimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".
3. Mencione alguns dos assuntos estudados em bibliologia.
Em Bibliologia estudamos assuntos como: a leitura da Bíblia, seu estudo, sua estrutura, sua divisão em livros, capítulos e versículos; sua classificação, suas particularidades, seu tema Central, sua tradução e preservação, sua história e cronologia, sua formação, sua autoridade como livro divino, sua autenticidade como Palavra de Deus, sua Infalibilidade, sua integridade e sua veracidade.
4. Por que se tornou necessária a revelação especial da parte de Deus pela Bíblia Sagrada?
Tornou-se necessária a revelação especial da parte de Deus pela Bíblia Sagrada porque sem ela perguntas como: De onde vim? Por que estou aqui? Qual o propósito da minha existência? Jamais seriam respondidas. É na Bíblia que