PERSONALIDADE SEGUNDO JEAN PIAGET
5398 palavras
22 páginas
INTRODUÇÃO Jean Piaget nasceu a 9 Agosto 1896, na Suíça, em Neuchâtel, filho de um professor de Literatura Medieval da Universidade de Zurique. A sua veia científica evidenciou-se aos 11 anos, quando escreveu um artigo sobre o pardal albino. Forma-se em Biologia aos 21 anos e no seguimento do seu interesse pelo estudo dos moluscos do museu onde trabalhava, obtêm o grau de Doutor em Zoologia aos 22 anos. Na Universidade de Zurique, onde dava aulas, interessa-se por psicologia e psiquiatria e muda-se para França, para trabalhar na instituição para rapazes de Binet, onde começa a fazer estudos experimentais acerca do desenvolvimento intelectual da criança, através dos testes elaborados pelo seu colega. Em 1921 foi director do Instituto Rousseau em Geneva. Em 1923, com 27 anos, casa e tem 3 filhas, que contribuíram para o seu estudo sobre o desenvolvimento intelectual, publicando nesse ano o seu primeiro livro sobre psicologia do desenvolvimento ”A linguagem e o pensamento da criança”. Ao longo da sua vida escreveu mais de 100 livros e artigos, participou em congressos e debates públicos em todo o mundo, morrendo a 16 Setembro 1980.
As diversas mudanças nas relações tanto interpessoais quanto intrapessoais que vão ocorrendo ao longo dos anos extinguem muitos conceitos autoritários e faz com que surjam novos modelos familiares, assim como também, novos conceitos surgem e modificam outros existentes. Esse tipo de mudança provoca modificações profundas na sociedade contemporânea em que o afeto passa a ter como elemento principal a família.
A família, principalmente na figura materna, é o primeiro contato que a criança tem com o mundo. Através desse contato, vão sendo construídas as relações com as pessoas que estão a sua volta bem como o conhecimento de tudo que permeia o mundo e a personalidade do indivíduo.
Família, relacionamentos, relações afetivas, personalidade são conceitos muito discutidos atualmente especialmente por teóricos como Jean