Processos Interpessoais no Processo de Ensino-Aprendizagem: Personalidade
Discentes:
Bruna Eweli Barros Escurra
Flavia Do Nascimento Andrade
Jaqueline B. de Albuquerque Assem
Taissa Lunara Lessa Maia
FATORES INTERPESSOAIS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Personalidade
RIO BRANCO
2014
Artigo sobre a influência das relações interpessoais na formação da personalidade – processo ensino-aprendizagem
FATORES INTERPESSOAIS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Personalidade
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia da Aprendizagem do 2º ano do curso de Psicologia da Faculdade da Amazônia Ocidental como requisito parcial para a obtenção de nota da referida disciplina, no primeiro bimestre de 2014.
Professora: Cleonice do Nascimento Frota Soares
RIO BRANCO
2014
1. O que é personalidade? A questão mais discutida na psicologia da personalidade é “Que fatores tornam uma pessoa única?”, ou “O que significa ser uma pessoa?”. A resposta é dada com a insistente observação, pelos psicólogos, de como e por que os indivíduos se comportam de maneiras tão diferentes, dando ênfase nos pensamentos, sentimentos e comportamentos de pessoas reais.
Para Frieman e Schustack (Teorias da Personalidade, 2003, p. 2), a psicologia da personalidade pode ser definida “como o estudo científico das forças psicológicas que tornam as pessoas únicas.”. Esse conceito também está relacionado com as habilidades sociais, que, segundo Hall e Lindzey (Teorias da Personalidade, 1984, p. 6), “a personalidade de um indivíduo poderia ser avaliada pela eficiência em produzir reações positivas em diversas pessoas e em diferentes situações”. Assim ocorre quando o professor quer apontar que o estudante não consegue manter relações cordiais com seus colegas e professores, então afirma que ele apresenta “problemas de personalidade”. Esse conceito também analisa a personalidade pela impressão que o indivíduo causa em outras pessoas, ocasião em que se fala em