Sistemas operacionais
- Gerencia de processo: tudo o que é referente à processos;
- Gerencia de memoria;
- Gerencia de Entrada e saída de dados, acesso à periférico;
- Tratamento de Interrupções;
- Sistemas de arquivos.
ARQUITETURA DE SISTEMAS OPERACIONAIS:
- Monolítico: único bloco. O sistema compõe um único bloco, todas as funções numa única estrutura. Desvantagem, como todas as funções estão todas juntas, ao modificar você tem que gerar tudo novamente.
- Em camadas: Cada camada agrupa um conjunto de funções. Uma camada não encherga a outra, uma tem que chamar a outra. A camada é um bloco que reúne dados e instruções. Vantagem, você pode alterar uma a uma sem modificar as outras, sem a necessidade de gerar tudo novamente.
- Cliente Servidor: há várias máquinas (servidor) interligadas. Há a distribuição de tarefas entre os servidores. Desvantagem, demora nos processos no caso de pouca banda na rede.
NÚCLEO (kernel) DO SISTEMA OPERACIONAL:
- Funções do núcleo: reúne um conjunto de funções básicas, que são utilizadas muito frequentemente. O escalonamento de processos é de responsabilidade do núcleo, por isso que ele é mantido na memória principal durante todo o tempo. Algumas funções contidas no núcleo:
- criação de processo; - destruição de processos; - escalonamento de processo, determina o próximo processo a ser executado; - dispatch, coloca o processo em execução (inicializando os registradores, etc); - comunicação entre processos; - sincronização de processos, cria a sincronização entre os processos dependentes uns dos outros; - suporte as funções de Entrada e Saída; - gerência de memória; - detecção e recuperação de erros; - suporte às funções de contabilização; - entre outras...
PCB (Process Control Block):
- Contém: - a identificação única do processo; - a identificaçao do dono do processo; - a prioridade do processo; - o estado do processo; - a data e hora da criação; - um