Papel da religião na Sociedade - para seminário
Religião “Por que e pra que?” – Flávia Juliana
«As religiões mundiais foram os pilares das culturas do mundo, de forma que, se as eliminamos, os arcos caem e o edifício se derruba».
(Christopher Dawson, o filósofo da história)
A palavra religião vem do latim: "religio" que significa "prestar culto a uma divindade", “ligar novamente", ou simplesmente "religar". Religar o homem a Deus, aí está a razão pela qual a religião existe.
O valor da religião tem sido esquecido, desprezado e menosprezado pela sociedade atual apoiada na ciência e na tecnologia, porém a religião tem um importante papel na sociedade no tocante à elevação moral do ser humano e, apesar do relativismo reinante, ainda tem uma influência muito presente nos valores das pessoas e conseqüentemente é uma variável importante na compreensão das sociedades modernas.
O Papel das Religiões na História – Sabrina Manari
“Enquanto estes (filósofos dos séculos XVIII e XIX) negam à religião sua influência vital no plano do progresso humano – não seriam as religiões mais que estados no paulatino auto desenvolvimento do Espírito puro, afirmam – nosso autor amplia o conceito de mente humana, considerando nele todo o profundo espaço da consciência. Analisa o desenvolvimento das mais diversas sociedades, desde as primitivas até as de nosso tempo, indagando as características das grandes crises da história e na reacção que têm ante elas as diferentes forças vitais que dão suporte às sociedades, e conclui que, no curso dos séculos, pode comprovar-se que a religião é a maior «força coesiva» da cultura e que constitui um «pilar» de toda a grande civilização, isso até o ponto que quando uma sociedade perde sua religião, cedo ou tarde perde sua cultura.”
(Jaime Antúnez Aldunate, autor do livro sobre o filósofo da história – Christopher Dawson) http://professorfariahistoria.blogspot.com/2011/01/christopher-dawson-e-seu-legado.html Se analisarmos a história da humanidade com