FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Profa. Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez
Serviço Social
MARÍLIA
MARÇO/2014
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho irá relatar sobre a História do Serviço Social, e a Importância do Movimento de Reconceituação e sua Teoria, o Seminário de Araxá e de Teresópolis e suas conclusões, e a influência das correntes filosóficas, comentando sobre a Fraternidade Universal, positivismo, fenomenologia e dialética.
Movimento de Reconceituação do Serviço Social
O Serviço Social surge com a ação social da igreja as primeiras escolas de Serviço Social são fundadas por cristãos, algumas alunas eram professoras primárias.
O movimento de reconceituação começou com o impacto das teorias e tentativas de práticas desenvolvimentista, grandes projetos foram implantados com apoios de instituições públicas (SUDENE, SUDAM, SUDESUL) e com a iniciativa da igreja católica .
Em 1964 ocorre no Brasil um encontro regional de escolas de Serviço Social do nordeste, e é considerado a primeira manifestação grupal de critica ao Serviço Social tradicional.
Um encontro em Araxá em MG (1967) tendo 38 Assistentes Sociais docentes e não docentes promovido pelo centro brasileiro de cooperação e intercambio de serviços sociais (CBISS), discutiram sobre o papel do Serviço Social que vem atender as necessidades de indivíduos com desajustamentos familiares e sociais que decorrem muitas vezes de estruturais sociais inadequados, sete encontro foram realizados para discuti-lo, dando origem ao próximo encontro que foi o de Teresopolis (1970) neste encontro é discutido e redefinido o papel do assistente social situando-o como um funcionário do desenvolvimento, oito anos depois (1978) realizou-se o encontro de Sumaré (RG) objetivando a cientificidade do Serviço Social.
O seminário latino Americano de SS (1965) em Porto Alegre é marcada pela linha do movimento ruptura com o