Personagens de "O Cortiço"
Bertoleza: escrava, foi enganada por João Romão, ao mentir que tinha pago a carta de alforria para ela. Depois de anos trabalhando para J.R. e morando com ele, ela comete suicidio ao descobrir que ele a denunciara para seu antigo dono (pois assim J.R. poderia se livrar dela e se casar com Zulmira.
Miranda: negociante português que no começo é o vizinho rival de J.R, mas depois se tornam próximos, devido à ascensão social de João Romão. É casado com D. Estela, que foi pega em adultério. Mas não se separam pois Miranda não quer perder a fortuna que é da esposa.
Dona Estela: mulher pretenciosa, com fumaças da nobreza e esposa de Miranda; trai o marido com caixeiros e com Henrique.
Zulmira: filha de Miranda e Estela. Não recebia carinho de nenhum dos pais, pois a mãe sentia desgosto ao se lembrar de quem era o pai da menina e o pai sentia-se inseguro por achar que a filha não era dele.
Henriqunho: era o noivo de Zulmira e filho de fazendeiro importante para os negócios de Miranda. Estava aos cuidados deste até que terminasse seus estudos de medicina. Passa a ter um caso com D. Estela.
Valentim: filho de uma ex-escrava de D. Estela (que gostava mais dele do que da própria filha, deixando Zulmira com ciúmes).
Botelho: vive na casa de Miranda na condição de parasita.
Isaura: escrava da casa de Miranda. Mulata nova e tola, que gastava todo dinheiro em bebida na venda de João Romão.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Jerônimo: português, pai de familia exemplar e ex-marido de Piedade. Com o passar do tempo que fica no Brasil, ele começa a se abrasileirar (café e parati) e deixa de lado os seus costumes portugueses. Abandona tudo pra ficar com Rita Baiana, por quem ele se apaixona. Numa briga com Firmo vai parar no hospital e ao se recuperar, mata Firmo, larga Piedade e vai morar com Rita. Se torna