Resumo e Personagens de O Cortiço
Resumo
A obra segue duas linhas virando em torno dos imigrantes portugueses. Uma vai para o lado de João Romão, o dono do cortiço e o outro lado é o de Jeronimo, trabalhador braçal que se emprega como gerente da pedreira. Além da gana pelo trabalho de comerciante de João Romão, ele enriquece por meio de roubos e a venda da amante Bertoleza. Com sua riqueza, torna-se proprietário de um conjunto de cômodos de aluguel e da pedreira que fica ao fundo do terreno. Com sua riqueza crescendo ainda mais passa a negócios maiores como aplicações financeiras e deixa sua amante. Ao lado do cortiço, em um sobrado, mora o português Miranda, comerciante de tecidos, que com seu poder, tem acesso a alta sociedade, onde começa ser almejado por João Romão, porem inveja a fortuna do mesmo. Assim mantem um casamento por interesse, João se casa com a filha de Miranda, Zulmira. Jerônimo, trabalhador braçal, assume a condição de gerente da pedreira de João Romão e passa a viver no cortiço com a esposa Piedade. Chamava atenção de todos por sua força, honestidade e nobreza. Jeronimo abandona a esposa para viver com Rita, a quem já havia matado o namorado Firmo. Acaba se tornando alcoólatra após decadência moral.
Período histórico
O romance foi escrito em um período transformações no Rio de Janeiro, ali captadas com o naturalismo.
Personagens
João Romão: português ambicioso, dono da venda, do cortiço e da pedreira. Explora a amante Bertoleza, mas acaba se casando com Zulmira por motivos financeiros.
Bertoleza: escrava que se pensa alforriada, amante João Romão e trabalhar para o mesmo.
Miranda: português, morador do sobrado ao lado do cortiço. É casado por questões financeiras com Estela, tem um casamento infeliz.
Estela: esposa de Miranda, é infiel ao marido.
Zulmira: filha de Estela e de Miranda, casa-se com João Romão, que busca ascensão social através do casamento.
Jerônimo: português trabalhador e honesto, torna-se administrador da pedreira