produção de texto
1) Diante do que foi visto na primeira unidade, apresente a sua definição para gênero e tipo textual.
RESPOSTA: Ambos nos permitirá chegar ao domínio d a escrita.
Tipo textual: Refere-se a estrutura, designa uma espécie de sequência teórica definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.
*Não são textos empíricos,e constituem uma sequencia linguística;
*Sua nomeação abrange um conjunto limitado de categorias teóricas determinadas por aspectos lexicais, sintáticos,relações lógicas e tempo verbal;
*Instaura um modo de interação, uma maneira de interlocução;
* Embasado nas designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
Gênero Textual, encontramos a definição de uma noção vaga para os textos materializados, apresentam características sociocomunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.
*São textos empíricos, que cumpre sua função em situações comunicativas;
*Designações teóricas dos tipos: narração, argumentação, descrição, injunção e exposição.
2) Sabemos que existem diversos gêneros de textos presentes em suportes como jornais e revistas. Entre as notícias veiculadas nesses suportes de comunicação, qual, em sua opinião, se sobressai? Por quê?
RESPOSTA: O suporte escolhido que se sobressai é a ETREVISTA.Ela é a forma mais interessante de se informar de forma interativa, tendo em vista que há esta interação entre entrevistado e jornalista, assim , fica mais claro para o leitor. Pois é um gênero textual, a modalidade discursiva é interativa e dialogal,o ambiente discursivo é mídia escrita e a interação verbal enunciadora se passa entre jornalista e entrevistado e consequentemente se chega até o produto principal que é o leitor, onde de fato ocorre uma transferência da informação.
3)Na primeira unidade, encontramos a seguinte