Dom casmurro
Introdução
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899 e publicado pela Livraria Garnier. Foi escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior. Completa a "trilogia realista" de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, tendo sido esses dois escritos primeiramente em folhetins .considerado por alguns a obra-prima de Machado. Além de ter sido traduzido para outras línguas, continua a ser um de seus livros mais famosos e é considerado um dos mais fundamentais de toda a literatura brasileira.
Personagens
BENTINHO – Bento Santiago, o narrador-personagem que conta suas memórias, membro da elite carioca do século XIX.
CAPITU – Capitolina, grande amor de Bentinho, personagem de origem pobre, mas independente e avançada.
ESCOBAR – o melhor amigo de Bentinho, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário.
DONA SANCHA – mulher de Escobar, ex-colega de colégio deCapitu.
DONA GLÓRIA – mãe de Bentinho, adora o filho e é também muito religiosa. Quer que o garoto se ordene padre como cumprimento de uma promessa que fez.
JOSÉ DIAS – agregado que vive de favores na casa de dona Glória. Suposto médico, tem o hábito de agradar aos proprietários da casa com o uso de superlativos.
TIO COSME – irmão de dona Glória, viúvo e advogado.
PRIMA JUSTINA – prima de dona Glória, que, segundo o narrador, não tinha papas na língua.
PEDRO DE ALBUQUERQUE SANTIAGO – pai de Bentinho, faleceu quando o filho ainda era muito pequeno.
SENHOR PÁDUA E DONA FORTUNATA – pais de Capitu, que viam no possível casamento da filha com Bentinho uma possibilidade de ascensão social.
EZEQUIEL – filho de Capitu, sobre o qual o narrador sustenta forte dúvida quanto à paternidade, pois o garoto tinha grande semelhança física com Escobar.
Resumo
Bento Santiago, um advogado de meia idade, vive sozinho numa boa casa, em bairro distante do centro do Rio de Janeiro onde é