Max weber e a burocracia
Max Weber desenvolve o conceito de burocracia, que NÃO é o modelo ideal de administração. Centra sua análise no indivíduo, tendo em vista que é um sociólogo alemão e sua análise é construída através do tipo ideal - um modelo construído nas ideias para analisar a realidade.
Ação Social
A ação social é como uma pessoa age em relação a outra; ou seja, como o comportamento de um indivíduo é orientado pelo do outro, tendo em vista que toda ação social ocorre com um propósito. Uma interação entre duas pessoas por acidente - um encontrão no corredor - não é uma ação social.
Devemos perceber também que a ação social não é influenciada pelo comportamento das outras pessoas. Por exemplo, o fato das pessoas abrirem o guarda chuva na rua quando começa a chover - a ação de cada uma dessas pessoas não está orientada pela do outro, mas pela necessidade de proteção contra a chuva.
Comportamento de massa é a forma como um indivíduo age dentro de um grupo. A ação condicionada pela massa é a ação de um indivíduo fortemente influenciada pela massa. Uma ação determinada pela influencia do grupo não deve ser analisada com uma ação social, uma vez que esta não se dá por uma relação de sentido com a situação.
Tipos de ação Social:
- Afetiva - movida pela emoção; ou seja, é baseada na forma como um indivíduo se sente a respeito do outro.
- Tradicional - movida pelos costumes
- Racional referente a valores
- Racional referente a fins
A ação social tradicional se difere da ação racional referente a valores uma vez que a tradicional replica os valores já conceituados (por exemplo, o respeito a um professor) enquanto a racional se baseia nos valores individuais, conceituados por cada um.
Na prática, a ação é uma mescla de mais de uma das ações descritas acima, cada qual em uma proporção.
Relação Social
É a probabilidade de que um grupo de pessoas aja com um interesse em comum. Mas é uma probabilidade porque se baseia na reciprocidade de ações,