Just in time
(JUST IN TIME)
ERICSSON TELECOMUNICAÇÕES S.A
Organização Sistemas & Métodos
Profº Nélson Campos
Palavras Chave: Just in time, Qualidade, Organização, Administração.
Resumo: O caso da Ericsson Telecomunicações S.A visa mostrar especialmente as melhorias alcançadas na redução dos custos da produção, utilizando para isto de medidores de produtividade e qualidade e, com base nestes resultados, apresentar uma conclusão final.
( Trabalho apresentado na Grade Curricular do Curso de Administração de Empresas – FABRAI – realizado na unidade Cruzeiro Rua Albita Camargo – B. Hte. – MG. – Brasil, 15 de Junho de 2007.
( Helbert Ribeiro de Oliveira
( Administração de Pequenas e Médias Empresas / Logística 4º Período
O estudo de caso na Ericsson Telecomunicações S.A contribui para melhor compreender a implementação e eficácia do sistema JIT. Uma empresa manufatureira que pretendia alcançar e manter a liderança em custo, dentro do contexto atual de globalização da economia - onde o valor (preço) dos bens e serviços é determinado pelas condições de oferta e procura - deve, continuamente, enfocar a produção com uma visão estratégica, buscando, além da qualidade do produto e prazos de entrega que satisfaçam às necessidades dos clientes, um combate total ao desperdício, procurando eliminar todos os processos e funções que não agreguem valor ao produto. O sistema Just In Time (JIT) bem implementado ajuda a alcançar este objetivo. No caso Ericsson Telecomunicações S.A visa mostrar especialmente as melhorias alcançadas na redução dos custos da produção, utilizando para isto de medidores de produtividade e qualidade e, com base nestes resultados, apresentar uma conclusão final. Relevância do assunto dentro da nova realidade competitiva mundial, uma empresa manufatureira que queira prosperar ou mesmo