Kezia Queren
Trabalho para compensação de faltas
Resumo e conclusão do livro:
O cortiço
ARTHUR MEDEIROS FURTADO
2015
Resumo
O Cortiço é composto por 23 capítulos que retratam a vida das pessoas em uma habitação coletiva, situada na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Conta a história do caminho que o dono do cortiço João Romão percorre para ficar rico. Para conseguir atingir esse objetivo ele explora os seus empregados, sua amante e até comete furtos.
Ao lado do cortiço mora Miranda, um comerciante bem sucedido, que entra em disputa com João Romão por uma braça de terra que quer comprar para aumentar o seu quintal. Como eles não entram em acordo, eles rompem relações. Movido por inveja de Miranda, João passa a trabalhar arduamente para conseguir ficar mais rico do que o seu rival. Quando Miranda recebe o título de barão, aos poucos João percebe que não basta apenas ganhar dinheiro, mas também participar ativamente da vida burguesa. João então passa a tentar imitar as conquistas do rival.
Depois de um grande incêndio, o cortiço também começa a se desenvolver quando passa por reformas e transforma-se na "Avenida São Romão", com melhor aparência e uma população mais ordeira. A população mais baixa e miserável se transfere para outro cortiço, o "Cabeça de Gato", mantendo-se assim a engrenagem do sistema social em que predomina a lei do mais forte.
A partir daí o relacionamento entre Miranda e João Romão melhora. João começa uma amizade com Miranda e pede a mão de sua filha em casamento, mas tem Bertoleza (sua amante) vendo que será descartada, faz de tudo parar atrapalhar os seus planos, e para se livrar Romão a denuncia por ser uma escrava fugida. Bertoleza entra em desespero e comete suicídio, deixando seu caminho livre para matrimonio.
A narração desses fatos da vida de João Romão entrelaça-se com a narração de vários episódios dos moradores do cortiço, cuja luta pela sobrevivência é dura e cruel. Como