Peroxissomos
S
Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo. Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem.
Os peroxissomos, além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades da enzima catalase.
2 H2O2 + Enzima Catalase → 2 H2O + O2
O QUE SÃO ENZIMAS CATALASE???
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Degradam várias substâncias pelas reações de oxidação,entre as quais ácido úrico, aminoácidos e ácidos graxos;
Nos rins e fígado, realizam a desintoxicação do organismo, oxidando substâncias do sangue;
Está relacionado ao armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, uma substância tóxica que necessita ser degradado.
GLIOXISSOMOS
Nas células das folhas e das sementes em germinação possuem peroxissomos especiais, conhecidos como glioxissomos. Nas células das folhas, essas estruturas atuam em algumas reações do processo de fotossíntese, relacionadas à fixação do gás carbônico. Nas sementes, essas organelas são importantes na transformação de ácidos graxos em substâncias de menor tamanho, que acabarão sendo convertidas em glicose e utilizadas pelo embrião em germinação.
GLIOXISSOMOS
DOENÇAS
Síndrome de Zellweger
A síndrome de Zellweger é uma doença raríssima, onde o individuo nasce com falta de peroxissomos, ou sem nenhum nas formações celulares do cérebro, rins e fígado. Essas células não conseguem fazer a oxidação de ácidos gordos de cadeia longa.
Geralmente, a doença é fatal.
Alguns dos sintomas são: visão danificada, ossos da face e do crânio dismórficos, tônus muscular mais baixo do que o normal, fígado maior do que o normal e dificuldades na hora da deglutição de alimentos.
CURIOSIDADE
Os peroxissomos não possuem DNA e nem ribossomos,todas as suas proteínas devem ser importadas do